4 motivos para ter um canal de venda próprio

Além dos aplicativos famosos de delivery, existem diversas opções que podem trazer benefícios ao seu negócio, como o canal de venda próprio.

Se você já tem um negócio ou está começando agora e fez algumas pesquisas, sabe que precisará definir algumas coisas sobre o seu negócio. Uma das decisões mais importantes são os canais de vendas que você irá utilizar. 

Canais de vendas são por onde você ofertará os seus produtos, seja de forma digital ou física, para comprarem de você. 

Se você decidiu ter um delivery, com certeza está considerando em quais lugares você estará para conquistar novos clientes. E, por ter muita referência no mercado, aplicativos como iFood e Rappi sempre são a primeira opção que vem a mente. Mas você sabia que tem como fazer com que esses pedidos cheguem diretamente a você? 

Essa opção é chamada de canal de venda próprio e, por meio de um aplicativo ou número de WhatsApp, você recebe novos pedidos e aumenta sua base de clientes.

Quer saber porque um canal de venda próprio pode ser interessante para o seu negócio? 

Continue a ler e aprenda com a gente!

Menor custo

Com certeza uma dos maiores benefícios é não ter que pagar mais taxas para aplicativos de terceiros por cada pedido. Em muitos casos, ter um aplicativo de delivery próprio permite que você receba pedidos ilimitados, sem cobrar nenhum valor além da mensalidade já paga. Isso significa que você pode ter mais estratégia no valor do seu prato, podendo diminuir o que seria “comido” na venda. 

E caso queria manter os valores ofertados nos aplicativos de terceiro, você poderá utilizar parte dessa margem maior de lucro para promover o seu negócio de outras formas.

Proximidade com os clientes

Com um canal direto, principalmente como WhatsApp, você tem uma proximidade com o seu cliente.

Você tem uma vantagem em comparação aos concorrentes dos aplicativos de terceiros:

  • Informações valiosas dos seus clientes (idade, gênero, endereço): assim você poderá traçar um perfil de quem consome com você e utilizar isso em futuras estratégias.
  • Comunicação direta com o cliente: caso tenha algum problema no pedido, você poderá resolver facilmente por uma conversa direta com o cliente, oferecendo assim uma melhor experiência de compra.
  • Ações exclusivas com os clientes: divulgação estratégica de cupons, promoções, pratos com descontos, desconto por indicação, etc.

Menor concorrência

Se você já está em um aplicativo de delivery de terceiros, sabe que a concorrência é acirrada. Os restaurantes são recomendados para os clientes de acordo com um algorítimo. Sendo assim, você com certeza não irá aparecer para todo mundo que utiliza o iFood, por exemplo. 

Além disso, você também precisará estar de acordo com alguns outros requisitos para ter um alcance maior de pessoas como:

  • Boas fotos
  • Entrega de comida de qualidade
  • Boa descrição dos pratos
  • Promoções
  • Aderência ao horário de abertura estabelecido no aplicativo

Sabemos que você entende que os pontos acima são importantes para o sucesso do seu negócio, independente de ser um requisito do aplicativo. Mas você pode ser prejudicado por fatores que não estão ao seu alcance, quando se trata de uma melhor posição no ranking:

  • Lojas com mais vendas
  • Lojas que participam de alguma iniciativa do aplicativo

Não é muito justo com você, né?

Mais formas de promover o seu negócio

A frase “quem não é visto, não é lembrado” se aplica a todo e qualquer negócio. Quem quer ter mais vendas, além de manter os clientes recorrentes, precisa expandir a base de clientela. E, ao ter um canal de vendas próprio, você tem informações que tornam isso mais fácil. Lembra que falamos dos dados estratégicos que você recebe do seu cliente (gênero, idade, endereço) a cada pedido? Essa informação é valiosa, principalmente nesse ponto.

Quando você sabe quem compra de você, qual o tipo de promoção essas pessoas preferem, onde elas estão localizadas, etc. Fica muito mais fácil replicar isso e atrair pessoas parecidas com as que já compram com você, porque afinal, são elas que têm maior propensão.

Você decidiu que terá um canal de venda próprio, já tem todas as informações, mas não sabe como "migrar" quem já compra com você? Ou não sabe anunciar o seu restaurante?
Então fica mais um pouco!

Redes socais

As redes sociais são uma das principais formas de criar conexões com os clientes. Para mostrar os seus pratos, atente-se a fotos com boa qualidade, com composição legal, conteúdos com curiosidades para que você faça sucesso. Seu perfil começou a ganhar seguidores, as pessoas estão interagindo com você e tudo o mais? É isso! Não esqueça de deixar o seu link bem visível com uma bio criativa!

Outra opção que as redes sociais te dá é a oportunidade de impulsionar publicações, ou até mesmo fazer anúncios do seu restaurante, para pessoas parecidas com as que já compram com você.

Google Meu Negócio

Na tentativa de descobrir restaurantes fora dos aplicativos de delivery já conhecidos, muitas pessoas utilizam o Google Maps para procurar restaurantes próximos ao local em que elas estão. E você pode aproveitar isso! Faça o seu perfil Google Meu Negócio, coloque fotos incríveis, responda às avaliações dos seus clientes e claro, divulgue o seu link próprio. Atraia os clientes de uma fonte que disponibiliza até mesmo a avaliação do seu negócio, dando mais autoridade ainda para que eles provem pela primeira vez.

Embalagens

É comum que os restaurantes enviem, junto aos pedidos, panfletos com o cardápio e outras formas de pedir. É normal que, por estarem acostumadas com o pedido sempre feito por aplicativos, a pessoa descarte sem nem ao menos olhar as informações

Mas uma coisa é certa: todo mundo olhará a embalagem da comida. Assim, você pode aproveitar para colar adesivos nas embalagens de pedidos feitos por aplicativo com uma mensagem chamativa, por exemplo, “Economize no seu próximo pedido” junto ao QR code do seu link. Com essa chamada, se a pessoa já tiver costume de comprar de você ou gostar da sua comida, ficará interessada em olhar e provavelmente pedirá com você na próxima vez.

Conheça o Host, a automação de WhatsApp para o seu negócio. Com uma mensalidade fixa você consegue atender todos os seus clientes com a mesma qualidade, e ainda ter tudo em uma comanda simples e fácil de entender.

Quer mais dicas para o sucesso do seu delivery? Então acompanhe nosso blog e redes sociais para levar o seu delivery para o próximo nível com Hubster!

Enviar este formulario significa que ha aceptado nuestros Términos de servicio.
Download icon

Sign up for Otter's new Manual Orders feature today!

This is some placeholder text by Ollie
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Siguiente artículo

Learn more about Otter's integrations

This is some placeholder text by Ollie.

Historias recientes

A veces sólo quieres algo extra. Apoyo extra. Funciones extra. Todo extra.