Dicas para Restaurantes

O que é uma cozinha fantasma?

May 23, 2022 | 7 min read

Se você trabalha na indústria gastronômica, provavelmente já ouviu falar das cozinhas fantasmas.

Quando a gente escuta esse termo, várias perguntas vem à cabeça: O que é uma cozinha fantasma? Quais são os tipos de cozinha fantasma? Que benefícios um restaurante pode ter? Como será o futuro das cozinhas e da indústria de restaurantes agora que elas existem?

Sabemos que é muita coisa para acompanhar, por isso vamos trazer uma visão geral para você poder até mesmo tomar decisões para o seu negócio.

O que é uma cozinha fantasma?

Uma cozinha fantasma, conhecida como dark kitchen, é um restaurante, sem um espaço para receber clientes onde o foco é a produção de comida para delivery. É uma cozinha otimizada apenas para pedidos entregues. Ela permite que você abra um restaurante completamente novo, ou então para aumentar o raio de entrega de um restaurante que já existe ao criar filiais “virtuais” em diferentes regiões da cidade. Em um ponto físico, por exemplo, você só pode fazer entregas num raio máximo de 10km. Mas ao se ter uma cozinha fantasma em um outro ponto da cidade, a área de cobertura será maior. Além disso, uma das vantagens é que as cozinhas fantasmas estão localizadas em lugares onde geralmente há uma grande demanda de pedidos. Já existem estudos de mapa de calor que podem te ajudar a decidir a localização.

Como surgiram as cozinhas fantasma?

As mudanças no mercado de restaurantes são constantes, e diversos fatores contribuíram para o surgimento das cozinhas fantasmas: mudanças econômicas, no comportamento do consumidor, aumento no preço dos imóveis e, é claro, a mudança global devido ao COVID. 

Para entender como as cozinhas fantasmas surgiram, precisamos considerar que:

  1. Os restaurantes trabalham com margens de lucro baixas, contratar e supervisionar funcionários tem um custo elevado e constante.
  2. O comportamento do consumidor mudou. Com o aumento do uso do celular e a preferência pela comodidade, além de fatores como COVID, fizeram com que o Brasil fosse responsável por 48% do aumento em 2020 no mercado de delivery na América Latina.
  3. Abrir um restaurante físico em 2022 requer um capital alto, porque além do investimento em equipamentos (considerando que o preço aumentou), há também o valor do aluguel. Ter um espaço mais compacto ajuda a manter esse valor menor, já que normalmente esse custo ocupa de 4% a 7% do valor de receita do estabelecimento.

A combinação destas mudanças culturais e desafios abriram a oportunidade de inovação em muitos setores: as cozinhas fantasma é uma delas. 

Os benefícios de ter uma cozinha fantasma

Poupe dinheiro

Vamos começar com um dos principais benefícios: as cozinhas fantasmas são mais econômicas do que restaurantes tradicionais. Estes estabelecimentos não só permitem que você comece com pouco investimento de capital (significando menos risco), mas também são uma ótima maneira de reduzir os custos operacionais. Você não precisará de garçons, muito espaço, de decorações nem de móveis. Graças a estes custos minimizados, os restaurantes conseguem maximizar os seus lucros.

Não é necessário uma boa localização

Você encomenda comida todas as sextas-feiras do mesmo restaurante grego faz meses e sente que já o conhece. Mas já parou para pensar onde fica? As cozinhas fantasmas não são destinadas a receber clientes no local, por isso, tem mais liberdade na escolha. Mesmo que você ainda tenha que pensar um local onde o raio de entrega seja estratégico, ainda assim pode utilizar locais com aluguel menor. Isso também facilita na hora da retirada de pedidos, umas vez que você não vai estar cercado de outros restaurantes movimentados.

Liberdade para se adaptar e evoluir

A melhor parte em existir apenas online é que você pode facilmente mudar e adaptar o seu conceito. Lançou uma marca de hambúrgueres, mas não está tendo os resultados esperados? Não se preocupe, você se tornar um restaurante com foco cachorros quentes amanhã mesmo. Quer fazer parte da nova moda dos sanduíches japoneses? Fácil, é só mudar o seu cardápio com apenas alguns cliques. A rapidez que as cozinhas fanstasmas proporcionam é excelente para os empreendedores do ramo de restaurantes dispostos a experimentar. E mais, você pode gerir várias marcas virtuais para aumentar o seu negócio a partir da mesma cozinha fantasma.

Logística simplificada

Em uma cozinha fantasma, o foco é o gerenciamento de pedidos. A estratégia então é fazer com que a logística seja o mais simples e eficiente possível, fazendo com que a entrega chegue rapidamente aos clientes. Além disso, as soluções do Otter facilitam ainda mais o processo, independente da plataforma de delivery que você escolher. Isso significa menos problemas e mais tempo para focar no que realmente importa: a comida.

Os desafios de gerir uma cozinha fantasma

Ganhar visibilidade pode ser difícil sem um espaço físico

A menos que o seu restaurante já seja bem conhecido, você terá que trabalhar no seu reconhecimento de marca. Como você não tem contato direto com os clientes, terá que encarar um mercado digital com novidades diárias, além de investir em um marketing digital efetivo. O nosso conselho? As avaliações dos clientes são fundamentais. Se ainda não implementou estratégias, precisa começar imediatamente. O retorno disso é com o tempo, mas temos certeza que você não irá se arrepender.

Fidelizar clientes pode ser uma tarefa muito desafiadora.

Um restaurante físico é um ótimo lugar para oferecer experiências, mas como fazer isso à distância, em uma cozinha fantasma? Sem nenhuma interação pessoal com os seus clientes, é importante ser criativo parar criar vínculos, estabelecer um bom relacionamento e fidelizar seus clientes. Os detalhes, como embalagem, são fatores-chave para que os seus clientes voltem a comprar e te recomende. As redes sociais também podem te ajudar nisso!

A importância dos aplicativos de delivery

Gerir uma cozinha fantasma significa que os aplicativos de delivery são o seu maior canal de distribuição, como o Ifood e o Rappi, que além de serem utilizados por grande parte das pessoas, ainda investem muito em propaganda. Você vai depender de terceiros e terá de abrir mão de uma parte do controle. Tenha em mente que você precisa conhecer como essas plataformas funcionam para você poder tirar o melhor proveito delas. Você não será dono da sua reputação da mesma forma que seria num restaurante tradicional.

Por exemplo, o tempo de entrega no delivery é crucial, mas após o preparo, não está mais no seu controle. Será que o entregador buscará o pedido a tempo? Qual a rapidez da entrega? Será que tudo vai chegar em perfeitas condições? Gostando ou não, sua reputação poderá ser afetada pelo serviço do aplicativo de terceiros, e, infelizmente, uma má experiência vai refletir no seu restaurante. É essencial que você esteja sempre atento aos dados dos seus pedidos. Com a solução de gerenciamento do Otter, você poderá ver todos os seus pedidos em um só lugar, atualizar o seu cardápio facilmente além de ter relatórios simples e fáceis de entender para você poder analisar o seu negócio e encontrar pontos de melhoria.

O futuro das cozinhas fantasma

É evidente que as cozinhas fantasma apresentem muitas vantagens, mas será que vieram para ficar? Segundo o novo relatório feito pela Rockville Research, o mercado global de entrega de comida estima um valor de $254 bilhões de dólares até o ano de 2028, crescendo a um ritmo de 10.9% no período. Tendo em consideração que este mercado continua a crescer a um ritmo superior ao dos restaurantes tradicionais, as cozinhas fantasma continuarão a ser uma excelente escolha para empreendedores no ramo de comida.

Enquanto as cozinhas fantasma apresentarem um menor custo do que os restaurantes tradicionais, elas terão sempre espaço no mercado.

Quer mais dicas para o sucesso do seu delivery? Então acompanhe nosso blog e redes sociais para levar o seu delivery para o próximo nível com Otter!

May 23, 2022 | 7 min read

Latest Posts

Solicitar agora