Dicas para Restaurantes

Como tornar a gestão de fluxo de caixa simples e fácil

Sep 26, 2022 | 5 min read

Esse conteúdo foi produzido junto a uma parceria (de milhões) com a Marvin, o meio de pagamento que te livra das taxas de antecipação de recebíveis das maquininhas. Quer saber mais? Clique aqui!

Um bom planejamento financeiro pode determinar o sucesso ou fracasso de um negócio. Assim, manter todos os ganhos e pagamentos do seu restaurante organizados e sempre em dia é importante para manter a saúde do seu negócio e usar seus recursos de modo inteligente. E é aí que entram dois pontos importantes: a gestão do fluxo de caixa e a gestão de estoque.

O ideal é que você siga os três pilares da gestão financeira:

1. Entenda a realidade da sua empresa: saiba quais os riscos e oportunidades do seu restaurante. Aqui é importante manter o pé no chão e fazer uma avaliação geral do seu negócio. Uma boa ideia é uma análise SWOT.
2. Faça a gestão diária dos seus números e processo: evite fraudes, desvios e problemas no fluxo de caixa. Isso deve fazer parte de uma rotina, para que você esteja atento a qualquer mudança.
3. Utilize dados para tomar decisões: sem dados e informações reais do seu restaurante fica difícil ter uma previsibilidade  e, até mesmo, evitar ou resolver problemas o mais rápido possível.

Com isso em mente, vamos ao que interessa: a gestão do seu fluxo de caixa!

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é basicamente o controle de tudo que entra e sai de recursos financeiros do seu negócio. Quando pensamos no setor de restaurantes, a conta não para somente nos custos de alimentos e ingredientes que você precisa comprar para criar seus pratos, mas também a manutenção do seu negócio: aluguel, água, energia elétrica, gastos com embalagens, pessoas, enfim, tudo o que você precisa pagar para manter suas portas abertas.

Entender como isso ajuda, por exemplo, a saber o quanto você precisa cobrar por cada prato para que além de pagar por ele, você também obtenha o lucro. Mantendo o seu capital de giro.

O que é gestão de estoque?

A gestão de estoque entra para fazer com que você saiba o que está comprando, se corresponde com a saída, se você precisa aumentar as compras, pois está percebendo uma tendência de crescimento (por isso o acompanhamento diário é importante), ou até se está tendo uma baixa e precisa diminuir as próximas compras.

Uma das maiores vazões de dinheiro de um restaurante é justamente o desperdício de alimentos. Além de impactar o seu negócio financeiramente, implica também na sustentabilidade que você pode ou não usar como diferencial.

Vantagens de um bom fluxo de caixa e controle de estoque

  • Ter um olhar 360 do seu negócio, entendendo onde você tem oportunidades ou que pode ameaçar o seu negócio, otimizando seus recursos financeiros.
  • Oportunidade para reduzir os custos e manutenção dos seus negócios.
  • Diminuição de desperdício de alimentos e bebidas.
  • Organização do seu dia a dia por meio de planilhas e relatórios.
  • Entendimento do que tem mais saída ou necessita de reposição específicas devido a perecibilidade (carnes, hortaliças, frutas).
  • Compreensão do que está dando certo no seu cardápio, podendo deixá-lo mais enxuto e melhorando a operação da sua equipe. 

Meios de pagamento

Se o fluxo de caixa é a entrada e saída de dinheiro, então é importante, também, avaliar os métodos de pagamento que você utiliza.

Hoje em dia temos diversas opções: dinheiro, pix, cartão de débito e cartão de crédito. Segundo o SPC, mais de 52 milhões de brasileiros utilizam o cartão de crédito como principal forma de pagamento, equivalente aproximadamente ¼ da população.

Ao pensarmos no poder aquisitivo dessas pessoas, que tendem ser maiores até mesmo por conta da avaliação bancária de crédito, elas provavelmente são a maioria do seu público alvo. E, como você com certeza sabe, as máquinas de cartão de crédito e até mesmo as operações podem ter taxas já fixas e, além disso, também existem algumas regras. Você recebe, por padrão, vendas no cartão de crédito 30 dias após a operação. Caso precise desse dinheiro antes, entra ai outra taxa: a de antecipação de recebíveis.

Por que antecipar ganhos do cartão de crédito?

As taxas de antecipação de recebíveis ocorrem quando a empresa solicita à operadora de máquinas de cartão, o adiantamento dos pagamentos. Isso gera uma taxa, que pode variar bastante, mas gira em torno de 8%.

Pensando nisso, por que você precisaria antecipar os seus ganhos?

  • Você pode evitar dívidas geradas por atraso de pagamento, evitando assim pagar juros maiores.
  • Evitar não recorrer a empréstimos para pagamento de despesas extraordinárias.
  • Juros menores do que um empréstimo.

Ok, tudo isso é benéfico para o negócio pensando no curto prazo. Mas as taxas de antecipação podem virar uma grande bola de neve, além de serem custosas para a sua operação.

E se a gente te disser que existe uma forma de usar esse mesmo dinheiro (o saldo das maquininhas, na modalidade de crédito) SEM precisar antecipar?

Conheça a Marvin

A Marvin veio com uma proposta revolucionária para que você libere o saldo das suas maquininhas para comprar diretamente com os seus fornecedores, eliminando de vez a taxas de antecipação.

Com a Marvin você:

1. Paga fornecedores com o saldo das suas maquininhas, sem precisar antecipar e/ou pagar taxas.
2. Tem acesso a melhores negociações de compra e pagamento com fornecedores cadastrados.
3. Garante mais fôlego e saúde ao fluxo de caixa de seu negócio.
4. Acompanha todos os seus recebíveis em um lugar só.

Além disso, o cadastro na plataforma é super simples e rápido. E a plataforma é 100% digital e gratuita. Só vantagens!

O melhor ainda é que além de todos os benefícios da Marvin, em uma parceria de milhões, damos desconto para o seu plano anual e mensal do Otter (ex Hubster).

Para planos mensais, você tem 25% de desconto e no anual, R$300. Quer saber mais?

Acesse o site da Marvin e cadastre-se agora!

Quer mais dicas para o sucesso do seu delivery? Então acompanhe nosso blog e redes sociais para levar o seu delivery para o próximo nível com Otter!

Sep 26, 2022 | 5 min read

Latest Posts

Solicitar agora