As 12 melhores ideias de marketing de restaurantes

Compilamos as 12 melhores ideias de marketing de restaurantes para seu negócio se destacar no cenário digital e alcançar mais clientes

Você sabia que 90% dos clientes pesquisam um restaurante na internet antes de sair para jantar? Esse dado é maior do que qualquer outro tipo de negócio. Por isso, compilamos as principais ideias de marketing de restaurantes para seu negócio se destacar no cenário atual.

Agora na era digital nunca foi tão importante para os restaurantes priorizar sua presença online para atrair novos clientes, construir uma comunidade e conseguir mais vendas. Mas com as infinitas tarefas de administrar um restaurante, às vezes pode parecer que não há tempo suficiente no dia para se concentrar no marketing (e a gente entende, de verdade).

Compilamos dicas rápidas, ideias e boas práticas para restaurantes que desejam aumentar sua presença digital e usar o marketing para crescer ainda mais.

Checklist com ideias de marketing de restaurantes

1. Crie e otimize seu perfil do Google Meu Negócio

Você sabia que um negócio com perfil otimizado no Google Meu Negócio consegue em média 5x mais visualizações do que um negócio que não foi otimizado? O Google é essencialmente a agenda telefônica moderna e preencherá automaticamente as informações em sua página com o que encontrar - então, antes de mais nada, certifique-se de editar as informações em sua página para que estejam totalmente corretas.

Certifique-se de listar os horários de funcionamento, informações de contato, endereço e faça o upload do seu cardápio completo e atual.

Colocar as perguntas frequentes é outra maneira estratégica de definir as expectativas do cliente, captar novos negócios. Exemplos de perguntas incluem: O restaurante tem estacionamento? O cardápio tem opções sem glúten, vegetarianas ou veganas? O local é pet-friendly? Você tem um espaço kids? 

2. Siga mais pessoas nas redes sociais

Quem seu restaurante segue nas redes sociais? Expanda a lista para clientes e até outros donos de restaurantes. Comente em posts relacionados com comida (e até com fotos da mesma culinária do seu negócio) para aumentar a visibilidade e conseguir mais seguidores. 

3. Promova seu restaurante em todos os canais possíveis

Não deixe de vincular seu site às suas redes sociais e suas redes sociais ao seu site! Cada perfil das redes sociais do seu restaurante deve oferecer aos seus clientes vários caminhos para chegar até você.

4. Postar conteúdo criado pelo cliente

Passe pelo menos dez minutos por dia olhando as tags de localização. Se um cliente postou algo do seu restaurante, não deixe de repostar! Incentive seus clientes a marcar seu restaurante em seus posts (você pode até colocar um display na mesa com uma mensagem de incentivo). Aproveitar ao máximo essa estratégia é uma maneira gratuita de promover seu negócio.

5. Crie um calendário de redes sociais com datas importantes

A maneira mais fácil de aperfeiçoar uma estratégia de marketing de restaurantes é se planejar. Gaste trinta minutos no primeiro dia de cada mês para anotar quais feriados ou ocasiões estão chegando naquele mês. Talvez seja o primeiro dia do inverno, o dia da pizza ou até mesmo o dia nacional do cachorro-quente! Seja a data grande ou pequena, identifique esses momentos para postar promoções relacionadas a essas datas e incentivar os clientes a comemorarem em seu restaurante - essa é uma maneira infalível de conseguir mais vendas.

6. Faça parceria com influenciadores locais de gastronomia

Faça parceria com influenciadores locais de gastronomia: o marketing de influenciadores está em alta agora porque permite que as empresas se envolvam com seus grandes seguidores imediatamente. A parceria com influenciadores também é mais simples do que você imagina. Muitos microinfluenciadores estão em busca de parcerias, ou seja, dar a eles uma refeição ou experiência gratuita para postar conteúdos sobre isso.

Você pode trabalhar com influenciadores dentro do seu orçamento. Primeiro você pode procurá-los tanto no Instagram como no TikTok, enviar mensagens privadas perguntando os valores das parcerias e convidá-los a conhecer o seu espaço e sua comida.

Convidar críticos/blogueiros de culinária locais para o seu restaurante te ajuda a construir uma presença online, e os críticos gastronômicos podem dar ao seu restaurante mais visitantes já que eles contam com seguidores bastante leais.

7. Deixe seu cardápio online e disponível

93% dos clientes dos Estados Unidos procuram o cardápio on-line antes de jantar fora ou fazer um pedido para delivery, portanto, não se esqueça de deixar seu cardápio disponível e sempre atualizado no seu site. Use também os destaques do Google Business, Facebook e Instagram para isso. Fornecer ao seu cliente os itens exatos disponíveis no seu cardápio é garantia de que ele não terá nenhuma expectativa frustrada e já irá decidido sobre o que deseja comer.

8. Participe de tendências no Reels (Instagram) e TikTok:

Como você sabe, é fundamental criar uma presença digital nos dias de hoje para alcançar clientes novos e fazer com que os existentes voltem. Os vídeos são a nova moda agora, e eles vieram para ficar. O Reels do Instagram e o TikTok não apenas vão ajudar você a construir uma audiência e fixar sua marca na mente das pessoas, mas criar esse conteúdo pode até ser divertido! Aqui estão algumas ideias para começar:

  • Apresente-se e conte sua história: como esse tipo de vídeo é projetado para consumo rápido, escreva um roteiro básico e faça uma introdução cativante. Procure incluir

a) seu nome, nome do restaurante e localização
b) seu prato favorito no menu
c) um CTA (call-to-action, ou seja, chamada para a ação) chamando seu espectador para visitar seu restaurante ou fazer um pedido.

  • Apresente sua equipe: Humanize seu restaurante apresentando sua equipe. Considere usar músicas-tema de sitcom (exemplo: Friends) como música de fundo e fazer com que cada membro da equipe faça um movimento engraçado. Ou aposte em tendências bem-humoradas, apresentando cada membro da equipe e seus respectivos signos e características.
  • Ofereça dicas e truques de culinária: publique vídeos educacionais usando a experiência do seu chef com seus melhores truques de culinária. Os exemplos podem incluir “Como cortar vegetais” ou “Ingredientes secretos inesperados para fazer o melhor macarrão à bolonhesa”.
  • Teste músicas que viralizaram: não tenha medo de seguir tendências! Entre na onda usando músicas populares como música de fundo para o seu conteúdo gastronômico, montando pratos, cozinhando, dando dicas de vinhos e de petiscos que você tem no cardápio.
  • Crie um vídeo ASMR mostrando como um pedido de entrega é embalado: não temos certeza se o ASMR sairá de moda tão cedo! Basta assistir a alguns vídeos ASMR para se inspirar e usar os sons suaves da embalagem para criar vídeos sensoriais para seu público.

9. Publique nos horários corretos

Não é uma regra, mas geralmente os melhores horários para se postar no Instagram são entre 11h e 17h de segunda, entre 9h e 18h de terça, às 11h de quarta, às 15h de quinta, entre 9h e 16h de sexta, às 11h de sábado e entre 10h e 14h de domingo. Mas não deixe de prestar atenção às suas postagens de melhor desempenho e acompanhe o engajamento para entender o melhor momento para postar para o seu público.

10. Publicar sobre suas promoções

Incluir promoções em aplicativos de delivery é um excelente incentivo para que mais clientes façam pedidos em seu restaurante. Fazer promoções em aplicativos de entrega de comida pode ajudar a aumentar suas chances de aparecer na primeira página de cada aplicativo. 

11. Ofertas ou brindes

Compartilhe descontos, pratos secretos, brindes, taxas de entrega reduzidas ou cartões-presente realizando uma campanha de engajamento. Peça que seus seguidores marquem dois amigos no post da sua página e faça algum sorteio, ou então que contenha uma situação engraçada e a melhor história ganha um brinde especial. 

12. Mais ideias de marketing de restaurantes

Fique atento ao blog do Hubster para ter acesso a outros posts com dicas de marketing, gestão de restaurantes, histórias de sucesso e muito mais. Conte com a gente para te ajudar a crescer e tornar seu negócio rentável, afinal somos seu melhor parceiro no delivery. Ah, e você pode nos seguir nas redes sociais também para receber dicas exclusivas:

Quer mais dicas para o sucesso do seu delivery? Então acompanhe nosso blog e redes sociais para levar o seu delivery para o próximo nível com Hubster!

Enviar este formulario significa que ha aceptado nuestros Términos de servicio.
Download icon

Sign up for Otter's new Manual Orders feature today!

This is some placeholder text by Ollie
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Siguiente artículo

Learn more about Otter's integrations

This is some placeholder text by Ollie.

Historias recientes

A veces sólo quieres algo extra. Apoyo extra. Funciones extra. Todo extra.