Como montar uma lanchonete de sucesso? Descubra aqui!

Veja passo a passo como montar uma lanchonete de sucesso e comece o seu negócio.

De norte a sul pelo país vemos diversas lanchonetes que vendem os mais diversos pratos, algumas maiores e outras menores. Mas a questão aqui é: como montar uma lanchonete de sucesso? É isso que você vai descobrir neste artigo.

Neste conteúdo você vai encontrar:

  • Tipos de lanchonete
  • O que precisa para montar uma lanchonete
  • Equipamentos para montar uma lanchonete simples
  • Quanto custa montar uma lanchonete


Lanchonete física ou lanchonete delivery?

A primeira questão a responder é se você quer montar uma lanchonete física ou uma lanchonete delivery.

Lanchonete física é aquela que possui um espaço para as pessoas irem e consumirem no local. Já a lanchonete delivery só trabalha no modelo de entregas. Assim, é essencial ter uma forma de gerenciar todos os pedidos, que chegam de aplicativos, mensagens de redes sociais, ligações etc. Se você quer montar um delivery, veja mais dicas aqui

Outra opção é montar uma lanchonete móvel, em um trailer que possa ser levado de um lugar para outro, conhecidas como Food trucks.

O que precisa para montar uma lanchonete

A revista Exame publicou uma pesquisa realizada pelo DataHub, plataforma de Big Data & Analytics, que revelou o aumento de 76,6% nas aberturas de empresas responsáveis pela entrega de alimentos em domicílio, como bares, restaurantes e lanchonetes. O estudo levou em consideração o período entre 2019 e 2021, durante a pandemia da covid-19.

Podemos perceber que foi um dos nichos que mais cresceu nos últimos anos, o que significa que a concorrência nesse mercado também aumentou e, por isso, antes de tudo é preciso entender o que precisa para montar uma lanchonete.

Defina o seu orçamento 

A primeira coisa a se fazer antes de estruturar qualquer negócio é definir o orçamento. Estipule para você um limite de gastos para cada coisa. Recomendamos construir uma planilha com a média de valores para cada área. Assim, você tem o seu orçamento de maneira mais visível. 

Outro ponto importante é não começar arriscando todo o seu dinheiro em um negócio, deixe uma margem de segurança para qualquer eventual problema que possa aparecer no meio da trajetória.

Entenda o perfil do seu cliente

A questão aqui é: para quem você vai vender? O perfil de cliente é uma construção de uma persona que compraria na sua lanchonete. Quais as dificuldades delas? Quais dias da semana ela compra mais? O que ela espera do seu lanche? O que ela não suportaria na sua lanchonete? Tudo isso vai te dar clareza na hora de se comunicar com o seu público.

Nesse caso, quando falamos de comunicação, estamos falando do boca a boca ou de anúncios, promoções, cardápio, redes sociais — tudo tem que estar alinhado para chamar a atenção do seu perfil de cliente para consumir na sua lanchonete.

Estude a localização

Com certeza você já passou por algum lugar e pensou "que pena, aqui é ótimo, mas tem pouco movimento, não sei se vai ficar aberto por muito tempo". Pois é… não queira que as pessoas pensem assim do seu negócio.

Dessa forma, antes de abrir a sua lanchonete estude o local, veja se pela região tem movimento, se as pessoas terão dificuldade de encontrar, entre outros fatores.

Invista em identidade visual

Algumas empresas são lembradas por slogans famosos, outras pelo nome, outras pelas cores e aí vai. No ramo da comida o foco é chamar a atenção, por isso, não deixe de investir em identidade visual.

Separe um valor do seu orçamento para criar uma marca, logo e definir cores que serão padrões no seu negócio, que você utilize no cardápio, nas redes sociais, no uniforme dos atendentes.

Equipamentos para montar uma lanchonete simples

Agora vamos para um dos principais tópicos quando falamos sobre construção de uma lanchonete: os equipamentos. Afinal, você pode estar no melhor lugar, conhecer o seu público na palma da mão, mas se não tiver os equipamentos não tem como entregar o seu lanche.

Aqui separamos uma lista dos equipamentos que não podem faltar na sua estrutura:

  • Fogão industrial
  • Modelador de ovos
  • Prateleiras e estantes
  • Geladeira
  • Freezer
  • Mesas e cadeiras
  • Pratos, copos e talheres
  • Chapa Sanduicheira a Gás;
  • Fritadeira Elétrica;
  • Espátulas inox

Quer uma lista detalhada dos equipamentos essenciais para a sua lanchonete? Clique aqui e leia outro artigo sobre o tema.

Quanto custa para montar uma lanchonete?

O custo de montar uma lanchonete vai depender de vários fatores, como: região, aluguel, funcionários, mobília e muito mais. Mas é possível montar uma lanchonete com pouco dinheiro. Se você já tiver alguns dos equipamentos que listamos acima, como geladeira, freezer e fogão, é possível montar uma lanchonete com 5 mil reais. No entanto, o valor ideal fica entre R$15.000,00 e R$60.000,00 — claro, de acordo com a escolha de todos os pontos acima esse valor ainda pode variar bastante.

Se você optar por ser apenas delivery, não vai gastar com o espaço de salão para as pessoas e isso vai te ajudar a economizar muito no primeiro momento. Mas, como dissemos, o custo é muito variado.

Acompanhe nosso blog para mais dicas de como aumentar suas vendas e evitar dores de cabeça em seu delivery acessando o Hubster

Enviar este formulario significa que ha aceptado nuestros Términos de servicio.
Download icon

Sign up for Otter's new Manual Orders feature today!

This is some placeholder text by Ollie
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Next article

Learn more about Otter's integrations

This is some placeholder text by Ollie.

Latest blog posts

Sometimes you just want a little extra. Extra support. Extra features. Extra everything.