Limpeza, decoração e ambiente: o que seu local diz ao seu cliente?

O ambiente dos restaurantes deve ser pensado com muito cuidado. Trouxemos algumas dicas que podem ajudar o seu espaço a se tornar uma experiência.

Seu restaurante precisa ter espaço de circulação de maneira cômoda, segura e que faça com que seus clientes se sintam confortáveis para consumir. O ambiente de um restaurante tem diversos critérios que devem ser considerados. Trouxemos alguns para que você se inspirar e dar uma cara nova ao seu negócio, criando uma experiência ao seu cliente.

Continue lendo para saber mais!

O que os seus clientes veem em seu restaurante?

Ao ter um espaço para receber seus clientes, você precisa ter cuidado. A luz, o ambiente e a limpeza são detalhes que todos os clientes prestam atenção. É preciso que o espaço seja agradável para que eles queiram voltar.

A maneira que você escolhe os detalhes do espaço, como a posição das mesas, decoração,  é a forma que os clientes reconhecem o seu espaço. Quando eles olham da fachada, é como eles entendem e imaginam qual a experiência que o cliente terá ao fazer uma refeição no seu restaurante. E, a verdade é que muitas vezes a fachada é o que ajuda o cliente a tomar a decisão de experimentar ou não os seus pratos.

Você já pensou na iluminação do seu restaurante?

Usar a luz ao seu favor pode favorecer o seu ambiente, e também os seus pratos. Aconselhamos que você fique atento ao tipo de luz que você usa para iluminar seu restaurante: a luz quente faz o restaurante ficar acolhedor e fazer com que seus clientes fiquem mais tempo, enquanto a luz fria serve para acelerar atendimento e a permanência dos clientes em seu estabelecimento.

Pergunte a si mesmo: meus clientes precisam de luz fraca ou brilhante? Artificial ou natural? Luz quente ou fria? O restaurante tem um tema mais sombrio e por isso uma luz negra seria adequada? Pense no tema do seu restaurante, o tipo de restaurante que você administra e também o quão importante é para o seu negócio a permanência do seu cliente. Quando fizer essa escolha, considere o público alvo que faz sentido para você.

Qual tipo de música você deve escolher?

O natural aqui seria escolher a música que você gosta, certo?

O problema é que se você fizer isso, poderá não escolher o tipo de música que faça sentido para o seu negócio. A música influência no humor, permanência e hábitos de consumo entre as pessoas, por isso, é recomendável que você explore playlists que tenham a ver com a temática do seu restaurante.

Aqui, de novo, é importante que além de tudo, você conheça o seu cliente, o seu público alvo. Observando o salão, você conseguirá perceber qual atmosfera sonora é a mais adequada. Acredite, desta forma os seus clientes não irão querer sair das suas mesas, e poderão ter uma experiência gastronômica agradável. Isso ira incentivar o consumo e você irá faturar mais. 

Entenda se a música ao vivo faz sentido para você. Enquanto alguns lugares podem não fazer sentido, ainda mais se forem menores, poderá fazer sucesso em outros locais.

A limpeza do seu restaurante é importante

Após passarmos por uma pandemia, um dos pontos mais importantes é a higienização do seu restaurante.

Estar em um lugar com uma aparência, iluminação e boa música é muito importante. Mas e a limpeza?

Maioria das pessoas procuram comer em um lugar limpo, onde os alimentos podem ser consumidos com segurança e sem preocupações. Se as pessoas pararem de frequentar seu restaurante ou se você sempre teve um fluxo baixo de cliente, se faça esta pergunta:

Quais medidas devo tomar para que a higiene do meu restaurante seja impecável?

Os seus colaboradores devem estar sempre atentos a cada mesa: fazer o cliente se sentir bem atendido, em um local limpo e seguro, fará com que eles te recomendem e com certeza atrairá mais pessoas.

Sua cozinha é visível para os seus clientes?

Se a resposta for sim, você precisa ter muito cuidado como sua equipe se comporta. As pessoas da cozinha e seus garçons devem estar sempre limpos, organizados, trabalhar de uma forma que os clientes se sintam confortáveis e enxerguem a comida sendo preparada com cuidado e limpeza.

Se você tem uma ideia do que é cozinhar e do prazer que isso gera, provavelmente vai querer compartilhar com seus clientes, então ter os fluxos da cozinha organizado, é também uma forma de se comunicar com os seus clientes. E, ao mesmo tempo, no final te dará a satisfação de que as pessoas saiam do seu local conhecendo um pouco mais sobre o seu negócio.

Como transmitir tudo isso através do delivery?

A mesma experiência que você criou para seus clientes no espaço físico, pode ser transportado para o delivery.

Muito disso tem a ver como a sua marca aparece através da entrega, até a embalagem. É claro que você não tem controle sobre como será a interação do entregador com o seus clientes, ainda mais quando se trata de entregadores de parceiros de logística terceirizados.

Mas não se preocupe: se a entrega foi rápida e o pedido enviado estava impecável e embalada para não haver imprevistos, a chance de dar tudo certo nessa parte, é grande.

Você não terá a música, a iluminação ou um lugar diferenciado, mas, pode oferecer isso de outra forma.

A embalagem terá um papel muito importante. Você já pensou como ela poderá ser personalizada com a temática do seu restaurante, as cores que você? Hoje em dia o design de embalagens está cada vez mais diferenciado e, mesmo que você não tenha a ajuda de um designer para que você possa se diferenciar, procure formas de adaptar. Você pode escolher embalagens sem nenhuma personalização e fazer isso utilizando um carimbo com o seu logo ou elementos que te representem.

E, além disso, você pode adicionar um QR code com uma playlist ou um filme indicado para acompanhar a refeição. Isso cria uma experiência, mesmo em casa.

O sucesso do seu restaurante, é claro, vai além disso. Toda a administração, controle e experiência está desde o cliente clicar no seu restaurante em um app, ou então te encontrar através do Google Maps, até terminar de aproveitar o seu prato.

Quer mais dicas para o sucesso do seu delivery? Então acompanhe nosso blog e redes sociais para levar o seu delivery para o próximo nível com Hubster!

Enviar este formulario significa que ha aceptado nuestros Términos de servicio.
Download icon

Sign up for Otter's new Manual Orders feature today!

This is some placeholder text by Ollie
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Siguiente artículo

Learn more about Otter's integrations

This is some placeholder text by Ollie.

Historias recientes

A veces sólo quieres algo extra. Apoyo extra. Funciones extra. Todo extra.