Dicas para Restaurantes

Limpeza, decoração e ambiente: o que seu local diz ao seu cliente?

Oct 24, 2022 | 5 min read

Seu restaurante precisa ter espaço de circulação de maneira cômoda, segura e que faça com que seus clientes se sintam confortáveis para consumir. O ambiente de um restaurante tem diversos critérios que devem ser considerados. Trouxemos alguns para que você se inspirar e dar uma cara nova ao seu negócio, criando uma experiência ao seu cliente.

Continue lendo para saber mais!

O que os seus clientes veem em seu restaurante?

Ao ter um espaço para receber seus clientes, você precisa ter cuidado. A luz, o ambiente e a limpeza são detalhes que todos os clientes prestam atenção. É preciso que o espaço seja agradável para que eles queiram voltar.

A maneira que você escolhe os detalhes do espaço, como a posição das mesas, decoração,  é a forma que os clientes reconhecem o seu espaço. Quando eles olham da fachada, é como eles entendem e imaginam qual a experiência que o cliente terá ao fazer uma refeição no seu restaurante. E, a verdade é que muitas vezes a fachada é o que ajuda o cliente a tomar a decisão de experimentar ou não os seus pratos.

Você já pensou na iluminação do seu restaurante?

Usar a luz ao seu favor pode favorecer o seu ambiente, e também os seus pratos. Aconselhamos que você fique atento ao tipo de luz que você usa para iluminar seu restaurante: a luz quente faz o restaurante ficar acolhedor e fazer com que seus clientes fiquem mais tempo, enquanto a luz fria serve para acelerar atendimento e a permanência dos clientes em seu estabelecimento.

Pergunte a si mesmo: meus clientes precisam de luz fraca ou brilhante? Artificial ou natural? Luz quente ou fria? O restaurante tem um tema mais sombrio e por isso uma luz negra seria adequada? Pense no tema do seu restaurante, o tipo de restaurante que você administra e também o quão importante é para o seu negócio a permanência do seu cliente. Quando fizer essa escolha, considere o público alvo que faz sentido para você.

Qual tipo de música você deve escolher?

O natural aqui seria escolher a música que você gosta, certo?

O problema é que se você fizer isso, poderá não escolher o tipo de música que faça sentido para o seu negócio. A música influência no humor, permanência e hábitos de consumo entre as pessoas, por isso, é recomendável que você explore playlists que tenham a ver com a temática do seu restaurante.

Aqui, de novo, é importante que além de tudo, você conheça o seu cliente, o seu público alvo. Observando o salão, você conseguirá perceber qual atmosfera sonora é a mais adequada. Acredite, desta forma os seus clientes não irão querer sair das suas mesas, e poderão ter uma experiência gastronômica agradável. Isso ira incentivar o consumo e você irá faturar mais. 

Entenda se a música ao vivo faz sentido para você. Enquanto alguns lugares podem não fazer sentido, ainda mais se forem menores, poderá fazer sucesso em outros locais.

A limpeza do seu restaurante é importante

Após passarmos por uma pandemia, um dos pontos mais importantes é a higienização do seu restaurante.

Estar em um lugar com uma aparência, iluminação e boa música é muito importante. Mas e a limpeza?

Maioria das pessoas procuram comer em um lugar limpo, onde os alimentos podem ser consumidos com segurança e sem preocupações. Se as pessoas pararem de frequentar seu restaurante ou se você sempre teve um fluxo baixo de cliente, se faça esta pergunta:

Quais medidas devo tomar para que a higiene do meu restaurante seja impecável?

Os seus colaboradores devem estar sempre atentos a cada mesa: fazer o cliente se sentir bem atendido, em um local limpo e seguro, fará com que eles te recomendem e com certeza atrairá mais pessoas.

Sua cozinha é visível para os seus clientes?

Se a resposta for sim, você precisa ter muito cuidado como sua equipe se comporta. As pessoas da cozinha e seus garçons devem estar sempre limpos, organizados, trabalhar de uma forma que os clientes se sintam confortáveis e enxerguem a comida sendo preparada com cuidado e limpeza.

Se você tem uma ideia do que é cozinhar e do prazer que isso gera, provavelmente vai querer compartilhar com seus clientes, então ter os fluxos da cozinha organizado, é também uma forma de se comunicar com os seus clientes. E, ao mesmo tempo, no final te dará a satisfação de que as pessoas saiam do seu local conhecendo um pouco mais sobre o seu negócio.

Como transmitir tudo isso através do delivery?

A mesma experiência que você criou para seus clientes no espaço físico, pode ser transportado para o delivery.

Muito disso tem a ver como a sua marca aparece através da entrega, até a embalagem. É claro que você não tem controle sobre como será a interação do entregador com o seus clientes, ainda mais quando se trata de entregadores de parceiros de logística terceirizados.

Mas não se preocupe: se a entrega foi rápida e o pedido enviado estava impecável e embalada para não haver imprevistos, a chance de dar tudo certo nessa parte, é grande.

Você não terá a música, a iluminação ou um lugar diferenciado, mas, pode oferecer isso de outra forma.

A embalagem terá um papel muito importante. Você já pensou como ela poderá ser personalizada com a temática do seu restaurante, as cores que você? Hoje em dia o design de embalagens está cada vez mais diferenciado e, mesmo que você não tenha a ajuda de um designer para que você possa se diferenciar, procure formas de adaptar. Você pode escolher embalagens sem nenhuma personalização e fazer isso utilizando um carimbo com o seu logo ou elementos que te representem.

E, além disso, você pode adicionar um QR code com uma playlist ou um filme indicado para acompanhar a refeição. Isso cria uma experiência, mesmo em casa.

O sucesso do seu restaurante, é claro, vai além disso. Toda a administração, controle e experiência está desde o cliente clicar no seu restaurante em um app, ou então te encontrar através do Google Maps, até terminar de aproveitar o seu prato.

Quer mais dicas para o sucesso do seu delivery? Então acompanhe nosso blog e redes sociais para levar o seu delivery para o próximo nível com Otter!

Oct 24, 2022 | 5 min read

Latest Posts

Solicitar agora