Dicas para Restaurantes

5 maneiras simples de melhorar seu cardápio no delivery

May 3, 2022 | 4 min read

Alguma vez você já ficou procurando algum filme em algum streaming e não conseguiu escolher nenhum, desistiu ou acabou assistindo algo repetido? Isso porque quando cérebro tem muitas opções ele pode entrar em um estado de paralisia e, para evitar sobrecarga, ele escolhe o que é mais “fácil”. Além disso, somos movidos por escolhas inconscientes que geralmente tem uma tendência em se repetir.

Com comida, não é diferente. 

Ao ter diversas opções, pode ficar difícil escolher. Por isso é importante que você tenha clareza do que quer oferecer aos seus clientes e até mesmo motivar a escolha automática, tendo clientes fieis e que sabem que os pratos oferecidos pelo seu restaurante são sempre boas opções.

Mas o que fará com que os clientes tomem a decisão de escolher o seu hambúrguer em vez do seu concorrente? Ou sua pizza? Seu temaki? Gerenciar o seu cardápio pode ser uma tarefa muitas vezes complicadas, mas algumas dicas podem ajudá-lo na hora de atrair seus clientes

Separamos 5 dicas para fazer com que a decisão deles fique mais fácil e você aumente suas vendas:

Aqui você encontra:

  • Quantidade de pratos e organização por categoria
  • Entenda o comportamento de compra do seu cliente
  • Descrição do prato
  • Diversidade de opções
  • Tenha fotos atrativas

5 passos para melhorar o cardápio (e aumentar suas vendas)

Quantidade de pratos e organização por categoria

Você pode procurar em todos os lugares: menos é mais. Por isso, ao pensar nos pratos que você disponibilizará pelo delivery, considere o que tem maior saída (caso você tenha um espaço físico). Caso não tenha, é importante acompanhar as vendas e entender se tem pratos que não vendem e, em vez de aumentar a quantidade, substituí-los. A organização por categoria também ajuda no momento de decisão. Facilita o cliente a encontrar o que ele quer mais facilmente. Além disso, não faça a organização de acordo com o preço do prato, mas novamente pelo prato com maior saída. Caso queira fazer o lançamento de algum novo prato, uma categoria especial para ele é bem-vinda!

Entenda o comportamento de compra do seu cliente

Você já percebeu parou para analisar se os seus clientes têm tendência a escolher as mesmas coisas? Por exemplo, eles sempre pedem um lanche e uma porção de batatas fritas. Ou então uma bebida. Uma boa opção é tentar realizar o upsell e oferecer, quando o cliente estiver finalizando o pedido, opções que ele pode adicionar para aumentar a venda.

Descrição do prato

Descrever o que vem no prato é importante para que a pessoa tome a decisão de compra. Também é uma ótima oportunidade para valorizar os ingredientes. Por exemplo, existe algo que seja “da casa”, algum molho especial? Uma seleção de ingredientes pensada somente para aquele prato?

Diversidade de opções

Menos é mais. Mas também precisa ser inclusivo! Você já pensou em oferecer opções vegetarianas ou veganas no seu cardápio? Apesar de termos a ideia de que somente pessoas que seguem esse tipo de dieta escolhem essas opções, já existe o aumento de consumo por pessoas que estão repensando seu estilo de vida e optando por opções sem carne ou derivados de animais.

Tenha fotos atrativas

Uma coisa é fato: comemos primeiro pelos olhos. Por isso é MUITO importante que todos os seus pratos tenha fotos. Isso ajuda a fazer com que a pessoa sinta vontade de comer. Se o seu restaurante é temático, tenta investir também em cenário que esteja de acordo com o tema. Fotos que tenha uma produção pensada além de tornar a experiência de escolha interessante, ajuda a sair do básico fundo “branco”.

A primeira impressão geralmente é a que fica. Tenha certeza que o seu cardápio é atrativo para garantir suas vendas.

É sobre as pequenas coisas. Tenha em mente essas 5 dicas para melhorar o cardápio do seu delivery e temos certeza de que aumentará suas vendas, além de ter clientes mais satisfeitos. 

O mercado de delivery vem aumentando, por isso manter a competitividade é extremamente importante para alcançar bons resultados. Além disso, vale a pena investir em promoções e programas de fidelidade para que os clientes voltem a comprar com você.

Quer mais dicas para o sucesso do seu delivery? Então acompanhe nosso blog e redes sociais para levar o seu delivery para o próximo nível com Otter!

May 3, 2022 | 4 min read

Latest Posts

Solicitar agora