Propagandas criativas para restaurantes: como se diferenciar

Saiba como criar propagandas criativas para restaurantes para ter um diferencial competitivo.

Com a tecnologia cada vez mais acessível, desenvolver propagandas criativas para restaurantes pode ser simples, prático e barato. As redes sociais, por exemplo, trazem uma grande vantagem quando falamos sobre valores de investimento e são essenciais para uma estratégia de marketing efetiva.

Hoje, com um baixo investimento, é possível obter um alcance significativo para a visibilidade do seu negócio. Porém, muitos donos de restaurantes ainda acreditam que só uma comida saborosa é capaz de atrair e fidelizar clientes. Isso pode até funcionar para um modelo mais tradicional, mas se você deseja aumentar seu número de clientes, precisa ser criativo para vencer a forte concorrência do setor.

Se você deseja ter um diferencial competitivo, continue a leitura e confira algumas dicas para desenvolver propagandas criativas para restaurantes.

Como criar propagandas para restaurantes

Antes de tudo, é essencial conhecer o seu negócio a fundo. Para isso, é imprescindível saber:

  • Quais são os seus pontos fortes e fracos?
  • Quem é o seu público?
  • Quais são seus principais concorrentes e como é a atuação dos mesmos para atrair e fidelizar clientes?
  • Qual é o diferencial do seu estabelecimento em relação ao concorrente?
  • Como é a sua atuação nas redes sociais?

Para que a propaganda do seu estabelecimento tenha sucesso, ela precisa ser honesta. Mostrar algo que você não pode ou consegue entregar pode te prejudicar. Você precisa entregar o que realmente vende para evitar problemas futuros e assim, garantir uma estratégia eficaz e uma boa experiência.

Após analisar o seu negócio, entenda quais pontos podem prejudicar a sua operação. Dessa forma, você poderá solucionar problemas que você ainda não tinha enxergado e, caso precise, buscar ferramentas para melhorar o seu serviço.

Exemplos de propagandas para restaurantes

O segmento de food service é um dos que mais cresce no mundo. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Brasil Food Trends 2020, isso se deve a três fatores importantes: a expansão demográfica em regiões urbanizadas, o aumento do número de casais sem filhos, resultando em mais gastos com lazer e experiências gastronômicas e a crescente participação das mulheres no mercado de trabalho, o que acaba estimulando o aumento de refeições feitas fora de casa.

Para se destacar, é preciso que o seu restaurante tenha um diferencial competitivo. Por isso, separamos alguns exemplos de propaganda para restaurantes que você pode adotar em seu estabelecimento.

Redes Sociais

As redes sociais tem um grande poder de gerar visibilidade para o seu negócio. Com o tráfego diário cada vez mais alto, é possível criar uma propaganda criativa sem gastar muito.

Para criar propagandas criativas para o seu restaurante nas redes sociais, crie publicações interessantes e convidativas. Aposte em cores fortes que remetem a alimentação sem perder a essência do seu negócio e principalmente em fotografias reais dos pratos servidos. As pessoas são movidas ao que veem, por isso, uma boa foto do seu produto poderá fazer grande diferença.

Parcerias

Uma ação conjunta com outros estabelecimentos podem ser bastante eficazes para o sucesso de ambos, agregando ainda mais valor aos negócios. Pode parecer estranho e o pensamento de “por que oferecer o produto de outro negócio”? pode surgir. Mas a ideia é que o parceiro te ajude a fazer um cross-sell (técnica usada para que seu cliente compre mais do que somente o produto principal).

Um exemplo disso, é oferecer uma sobremesa que não é produzida por você. Assim você pode cobrar uma taxa em cima de cada venda, ou acordar com esse parceiro a promoção do seu negócio.

Datas comemorativas

As datas comemorativas são muito eficazes para despertar a curiosidade de novos clientes. Para isso, crie um prato específico que faça referência a data planejada.

Um grande exemplo disso é o Outback, que oferece uma sobremesa de cortesia para os aniversariantes.

Conteúdo além do restaurante

Além desses exemplos, sabemos que é uma tendência o consumo de conteúdo. Por isso, você também pode criar um blog para divulgar o seu restaurante, os pratos servidos, ações realizadas com clientes e o que mais a sua criatividade permitir. O céu é o limite!

Exemplos de frases para propaganda de restaurantes

Para desenvolver uma frase de efeito para o seu restaurante, vale usar e abusar da criatividade. É preciso usar palavras que despertam emoção e ação nas pessoas, ou o que podemos chamar de gatilhos mentais.

Ao criar uma frase, lembre-se de que comer muitas vezes está associado à socialização. A comida pode remeter à pessoas queridas, lembranças, momentos de relaxamento e até mesmo de recompensação. Por isso, sempre tente trazer isso nas suas comunicações!

Que tal dar uma olhada em algumas frases para despertar a sua criatividade?

  1. As melhores lembranças são feitas com boas comidas, boa companhia e momentos incríveis!
  2. Dinheiro bem gasto é dinheiro gasto com comida.
  3. Pedir comida é sempre uma boa ideia.
  4. Não existe o caminho certo para a felicidade, mas você pode pegar um atalho pedindo [um prato do seu restaurante].
  5. Não dá pra voltar no tempo, mas dá pra pedir comida!
  6. O amor é o principal ingrediente da casa.
  7. O melhor convite é aquele que envolve comida.
  8. Pessoas que gostam de comer são as melhores!
  9. Você é o que você come, e aqui temos o melhor sempre!
  10. Não tem tristeza que não passe com comida.

Música para propaganda de restaurante: não pode faltar!

Além das frases de efeito de uma propaganda de restaurante, a música também é um ponto muito importante que deve ser pensado.

A música auxilia no processo de fixação de uma marca, podendo servir também de propagação do negócio por meio do boca a boca.

Temos certeza que você consegue se lembrar da musica de alguma marca.

Propaganda para delivery

Restaurantes com um modelo de negócios focado no delivery também precisam seguir uma estratégia para propagarem suas marcas por aí.

Várias empresas de sucesso que atuam com delivery, trabalham com cupons de desconto e cartões de fidelidade. Isso pode ser um grande começo para o seu restaurante. Além disso, é possível também disponibilizar frete grátis, combos promocionais e brindes.

Como você pôde ver no artigo, se tudo estiver alinhado a uma boa estratégia de marketing, a propaganda do seu restaurante pode trazer retornos significativos para a rentabilidade do seu negócio.

Enviar este formulario significa que ha aceptado nuestros Términos de servicio.
Download icon

Sign up for Otter's new Manual Orders feature today!

This is some placeholder text by Ollie
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Next article

Learn more about Otter's integrations

This is some placeholder text by Ollie.

Latest blog posts

Sometimes you just want a little extra. Extra support. Extra features. Extra everything.