Como ser um bom garçom: 7 qualidades fundamentais

Ao pensar na equipe do seu restaurante, os garçons são essenciais para um bom atendimento. Aqui estão 7 qualidades de como ser um bom garçom.

Sabemos que contratar pessoas qualificadas para o atendimento do seu restaurante é muito importante, uma vez que é uma das tarefas mais importantes. O primeiro contato que as pessoas têm com o seu serviço é através dos garçons e garçonetes. O fato é que, ao contrário do que muitos pensam, trabalhar como garçom requere certas habilidades e técnicas que com o passar do tempo podem se tornar tediosas. Neste blog vamos falar como ser um bom garçom e como você pode ajudar sua equipe a melhorar ainda mais.

Continue lendo para conhecer as 7 qualidades:

  1. Para ser um bom garçom você precisa escutar com atenção
  2. Uma memória é importante
  3. Atenção aos detalhes
  4. Ser flexível e saber lidar com diversas situações
  5. Ter uma atitude positiva
  6. Ser proativo
  7. Conseguir realizar várias tarefas ao mesmo tempo.

Garçom servindo bebidas

1. Para começar, é necessário saber escutar

Uma parte essencial para ser um bom garçom é atender seus clientes e especificações de cada pedidos. Cada restaurante tem um cardápio próprio, e poderá levar um tempo até que seus garçons se lembrem de todos os pratos disponíveis. No entanto, os pedidos poderão ter personalizações, fazendo com que algo, fique um pouco mais complicado.

Enquanto o garçom está anotando o pedido, é provável que mais alterações sejam feitas. Seja a entrada ou no prato principal, bebidas ou pedido especial de molhos, o garçom ou garçonete terá que estar atento para ouvir atentamente cada uma das necessidades do cliente.

É importante que você observe, principalmente no momento do treinamento, se erros estão acontecendo. Assim você consegue dar feedbacks para ajudar com que a sua equipe melhore cada vez mais.

2. Conseguiu lembrar todo o pedido? Então vamos lá!

Apesar de que na maioria dos restaurantes os garçons dependam de uma caderneta para anotar os pedidos e modificações, um bom garçom ou garçonete precisa de uma boa memória. Além de que, muitas vezes, você não terá tempo de anotar cada detalhe.

Como cliente, não há experiência melhor do que receber exatamente o que você pediu, seja a bebida com menos açúcar ou aquele ponto da carne que você ama.

Parece fácil lembrar de um pedido, no entanto, um mesmo garçom pode ter várias mesas para dar assistência. E dependendo do horário, é possível que o restaurante esteja lotado ou uma mesma mesa pode ter um grupo grande, o que dificultará uma tarefa simples. Portanto, ter uma boa memória tornará seu trabalho um pouco mais fácil, mantendo os seus clientes satisfeitos (garantindo uma gorjeta no final).

Garçom anotando pedidos

3. Entender o momento de se manter atento às mesas sem importunar os clientes é importante

Como falamos, existem momentos em que restaurante terá horário de pico (geralmente em horários típicos de almoço e jantar). Então é compreensível que os garçons não consigam dar uma atenção especial para todas as mesas. Nenhum cliente gosta de se sentir ignorado, especialmente quando está pagando por um serviço. Por outro lado, garçons que interrompe conversas ou ficam constantemente indo a mesa saber se precisam de algo pode ser considerado irritante.

Então, para ser um bom garçom, você precisa saber equilibrar a atenção que dá as suas mesas. Entender a linguagem não verbal, os sinais característicos para pedir a conta ou atender uma ligação será essencial para prestar um bom serviço.

4. É preciso se adaptar

Na indústria dos restaurantes, a mudança é constante. Nenhum dia é igual ao outro e, embora as tarefas sejam as mesmas, nem tudo é previsível. Um bom garçom deve saber se adaptar aos momentos mais tranquilos de um restaurante, cheio de tarefas básicas. Mas também deve estar acostumado a dias onde o movimento é alto. Sua facilidade em se adaptar permitirá que você faça um excelente trabalho.

5. Um sorriso vale ouro - e pode ajudar você a conquistar a simpatia dos seus clientes!

Sabemos que nem todos os clientes serão cordiais ou simpáticos. Uma das situações mais difíceis ao lidar com o atendimento ao público é enfrentar situações que podem ser desconfortável onde o cliente pode ser até mesmo mal-educado. Seja porque o prato está demorando para chegar ou porque esperaram muito tempo na fila de espera… A melhor forma de agir nesses momentos é com uma atitude positiva.

Ser um bom garçom significa saber focar no que pode ser controlado e isso significa dar uma atenção extra à qualidade do serviço. Sorrir e mostrar que a intenção é que o cliente tenha uma boa experiência com certeza ajudará a acalmar os ânimos e até mesmo mudar a percepção do cliente em relação ao restaurante e ajudar nas avaliações.

6. Sempre há algo a ser feito. Um bom garçom deve ser organizado.

Muitas vezes há momento de calmaria, e tudo está quieto. Os garçons já atenderam suas mesas ou há poucos clientes. Mas sempre tem uma tarefa pendente. Você, como gerente ou proprietário de um restaurante espera proatividade de sua equipe. Então, seja atendendo os clientes ou ajudando na organização dos pedidos, ou do salão, estar disposto a ajudar é uma qualidade que um bom garçom deve ter.

7. Multitarefas!

Se multitarefas nada mais é do que conseguir de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo. Apesar desse ser o sétimo e última qualidade que trouxemos, não deixa de ser uma das mais importantes. Ser um garçom envolve atender vários clientes, em várias mesas, ao mesmo tempo. Isso significa que você está anotando um pedido, quando vê tem uma mesa te chamando, enquanto você ainda tem que avisar a cozinha para que os pedidos não demorem a chegar. Assim, uma das coisas mais importantes é conseguir priorizar as tarefas para que tudo flua bem.

E você? Está pronto para entender os pontos a melhorar em seus garçons para que sua equipe seja 10/10?

Esperamos que conhecer essas qualidades te ajudam a saber quais qualidades um garçom precisa ter, ou ajude você a encontrar os pontos fracos da sua equipe e os ajudem a melhorar para que a experiência em seu restaurante seja ótima. Sabemos que ter um restaurante requer ter múltiplas funções e gestão de pessoas é uma delas.

Quer mais dicas para o sucesso do seu delivery? Então acompanhe nosso blog e redes sociais para levar o seu delivery para o próximo nível com Hubster!

Enviar este formulario significa que ha aceptado nuestros Términos de servicio.
Download icon

Sign up for Otter's new Manual Orders feature today!

This is some placeholder text by Ollie
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Siguiente artículo

Learn more about Otter's integrations

This is some placeholder text by Ollie.

Historias recientes

A veces sólo quieres algo extra. Apoyo extra. Funciones extra. Todo extra.