Dicas para Restaurantes

Redes sociais: um guia para criação de conteúdo

Oct 9, 2022 | 8 min read

Como dono de restaurante e vivendo na era das redes sociais, você sabe que elas são essenciais para criar engajamento, conexão com os cliente e claro, o mais importante, vendas.

Preparados?

Vamos lá!

O que é marketing de conteúdo

Já pensou no quanto consumimos conteúdo hoje em dia? A todo momento somos bombardeados com notícias, trends, mensagens, e claro, o eterno explorar de vídeos, seja no Instagram ou no TikTok. É aí que entra o marketing de conteúdo. Com o propósito de fazer conteúdos de qualidade que aproximem seu negócio com o consumidor, cirando assim uma conexão. Seja por redes sociais ou então por textos e vídeos, o importante é que você consiga se comunicar com o seu público alvo, a fim de gerar vendas orgânicas (onde não é necessário investir dinheiro para haver compras).

Escolha a sua rede social

Pensando nisso, hoje existem diversas redes sociais que te permitem criar conexão com os seus clientes, mostrando o dia a dia do seu restaurante, bastidores de como os seus pratos são criados, como você desenvolveu alguma receita, ou alguma dica para aproveitar o momento de pedir um delivery, que muitas vezes está ligada ao conforto, lazer ou descanso. 

Hoje trouxemos algumas redes sociais que podem ser suas aliadas no momento de divulgação.

WhatsApp

Você sabia que o WhatsApp é uma rede social? Muita gente não sabe, mas sim, é. E ele está presente na vida dos brasileiros que utilizam um smartphone. Para você ter uma noção, 99% das pessoas com um celular tem o aplicativo instalado. E, desses 99%, 93% usa o WhatsApp diariamente

Você com certeza usa. Seja para enviar mensagens para familiares e amigos, ou fazer negócios.

Como se trata de uma rede social de mensagens instantâneas, existe uma linha tênue entre se comunicar efetivamente ou apenas incomodar quem receberá. Por isso, divulgações através dele precisam ser pensadas estrategicamente.

Lista de transmissão

Você poderá fazer a divulgação de uma promoção através da lista de transmissão, que te permite enviar uma mensagem para diversos clientes simultaneamente. Isso, é claro, se você tiver salvo números de clientes.

Caso não tenha, que tal transformar o WhatsApp, não como uma forma de divulgação, mas sim um canal de venda próprio?

Instagram

Outra rede social queridinha dos brasileiros é o Instagram. Com opções de publicações em feed, compartilhamento de vídeos e stories, é uma ótima maneira de divulgação. As publicações podem ter os mais variados temas:

  • Food Porn
  • Bastidores
  • Como os pedidos são montados
  • Como é o dia a dia da sua equipe
  • Alguma trend que você pode usar com o seu time
  • Mostrar como o seu cardápio foi montado
  • Mostrar algum diferencial do seu produto, como, por exemplo, os ingredientes que você compra
  • Trazer temas que são relevantes hoje em dia, como a escolha de embalagens sustentáveis
  • Contar a história do seu restaurante
  • Contar alguma curiosidade dos pratos
  • Indicação de bebidas (se o seu restaurante for de massas ou até mesmo uma pizzaria, que tal indicar um vinho para acompanhar?)
  • Um filme de algum streaming que represente algum prato
  • Dicas de como relaxar e tornar o momento de saborear seu prato especial
  • Playlist para ouvir enquanto come
  • Datas comemorativas
  • Memes que estejam no universo do seu restaurante
  • Criação de drinks

Enfim, as possibilidades são infinitas. Você pode contar com o seu time para criar mais ideias!

Stories

Os stories é onde você consegue, de maneira imediata, mostrar o que está acontecendo no seu restaurante. Você pode, com apenas o seu celular, mostrar um pedido saindo, compartilhar o stories de alguém que pediu no seu restaurante. E até mesmo compartilhar seu link para pedidos.

Interaja com os seus seguidores

Algum seguidor seu compartilhou um stories? Comentou em uma publicação? Aproveite essa oportunidade para interagir e criar uma conexão com o cliente. Isso é importante para que você consiga se aproximar ainda mais.

Parcerias

Você segue ou conhece um criador(a) de conteúdo que tem tudo a ver com o seu restaurante? Uma boa oportunidade é ver se ele(a) topa receber algum prato seu. Entenda que, caso você não esteja disposto a pagar pela divulgação, o criador(a) de conteúdo poderá escolher ou não divulgar. Por isso não cobre ou espere isso, mas veja como uma oportunidade de criar laços com alguém que pode divulgar o seu restaurante, se não agora, futuramente.

Aproveite esse momento para mostrar o melhor do seu restaurante, e, até mesmo, escrever uma carta explicando o quanto gosta do conteúdo produzido e no que vocês combinam. Às vezes achamos que uma carta escrita a mão é algo batido, mas pode acreditar: não é. É uma forma de você criar algo mais íntimo.

Agora, caso você esteja disposto a pagar um(a) influenciador(a) para divulgar o seu restaurante, dê espaço para uma criação de conteúdo em conjunto que converse com o tipo de cliente que você quer alcançar, e o público do criador(a).

TikTok

Não é atoa que o Instagram está tentando correr atrás do crescimento do TikTok. Com um formato de vídeos, essa rede social tem algoritmos mais “amigáveis”, que permitem que mais conteúdos viralizem.

Outro ponto importante é que o TikTok vem se transformando, também, em um canal de busca de conteúdo. Até porque é mais interessante ver um vídeo explicando algo, do que procurar no Google e se deparar com páginas e páginas de explicação em texto.

Então, que tal você investir nisso? O conteúdo em vídeo pode ser aproveitado tanto para o Instagram como para o TikTok. Nessa rede social não é preciso ter a neura de um conteúdo super produzido. Pegue seu celular, suas ideias e se joga! Você pode fazer muito sem precisar de um grande investimento.

E ah, não esqueça de adicionar o seu link de vendas em sua bio para acharem facilmente onde comprar.

Planeje o seu conteúdo

Pensou em todo o conteúdo, qual rede social usar (ou se vai usar todas)? Então vamos para a parte de produção, organização e como otimizar o seu conteúdo.

Manter consistência

Manter a consistência do seu conteúdo nas redes sociais é importante para que o algoritmo entenda que a sua presença é permanente. Isso te ajuda a alcançar mais pessoas, e, se você aparecer mais, é claro que isso vai te ajudar a ganhar seguidores e depois de uma boa estratégia, clientes!

Calendário de publicação

Para você não se perca e as redes sociais se transformarem mais um fardo, é essencial que você crie um calendário de conteúdos onde poderá programar o que será publicado e quando será publicado.

Os conteúdos que chamamos de “pautas frias” são aqueles que você pode publicar a qualquer momento, pois eles não estão atrelados a um momento específico. Já as “pautas quentes” precisa de uma maior rapidez. Por exemplo, viu um meme que está em alta? Não adianta publicar dias depois. Você tem que publicar quanto antes.

Esse calendário não precisa ser super produzido, uma planilha no Google Sheets já funciona. Lá você poderá colocar o que irá publicar como legenda, tipo de publicação, etc.

E a pergunta que vem é: preciso publicar todos os dias? A resposta é não. Mas vale ressaltar que quanto mais você publicar, mais fácil será ter relevância.

Você pode até mesmo focar em pilares de conteúdo, que nada mais são categorias de temas.

Exemplo:

  • Segunda-feira: Compartilhar um prato especial para provarem
  • Terça-feira: Compartilhar algum meme que esteja em alta
  • Quarta-feira: Mostrar algum processo dos bastidores do seu negócio
  • Quinta-feira: Ensinar algum molho simples para acompanhar um lanche
  • Sexta-feira: Fazer um reels com diversos pratos para o cliente fazer uma captura da tela, e escolher qual vai ser o pedido

De novo, a imaginação é o limite!

Ajuda profissional

Você leu todas essas dicas, mas percebeu que não tem tempo ou energia para investir na criação de conteúdos? Talvez seja importante considerar uma ajuda profissional.

Os social media consegue te ajudar com a criação do conteúdo e tirar esse peso de você, garantindo a presença online do seu negócio. Os valores desses profissionais podem variar, mas não veja como um gasto, mas sim um investimento no seu negócio.

Canal de venda

E como transformar as redes sociais em um canal de vendas?

Você tem duas opções, e precisa considerar qual faz mais sentido para você: direcionar para um aplicativo terceiro (como iFood, Rappi) ou então um canal próprio. Vale lembrar que, se você já conquistou uma proximidade com o seu cliente, que tal investir num canal próprio? Isso porque você não precisará pagar as taxas do aplicativo por pedido (que podem chegar a 30%).

Mas você não quer perder um funcionário para anotar os pedidos, que pode levar a diversos erros, certo? Não se preocupe, existe uma solução para isso.

Conheça o Host, a automação de WhatsApp para o seu negócio. Com uma mensalidade fixa você consegue atender todos os seus clientes com a mesma qualidade, e ainda ter tudo em uma comanda simples e fácil de entender.

Quer mais dicas para o sucesso do seu delivery? Então acompanhe nosso blog e redes sociais para levar o seu delivery para o próximo nível com Otter!

Oct 9, 2022 | 8 min read

Latest Posts

Solicitar agora