Dicas para Restaurantes

A tendência dos restaurantes sustentáveis

Apr 22, 2022 | 5 min read

Diferente do que muitos acreditam, entrega de alimentos e sustentabilidade andam juntos como arroz e feijão, manteiga de amendoim e geleia, gim e tônica. Relatórios recentes revelam que pedir comida online pode até deixar uma pegada de carbono menor do que comprar mantimentos! Segundo a Science Direct, a entrega de alimentos tem emissões médias mais baixas de gases de efeito estufa do que refeições em que os ingredientes foram comprados em supermercado, além disso, a comida preparada em casa tem maiores índices de desperdício.

Ao mesmo tempo, os clientes estão se tornando mais conscientes do meio ambiente: 83% dizem que desejam que os restaurantes usem práticas mais ecológicas, e até dois terços dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos ecológicos. Apesar de não parecer vantajoso economicamente, isso pode ser um diferencial.

Continue lendo para saber como a implementar práticas de sustentabilidade em seu restaurante poderá melhorar seus resultados.

As 6 principais maneiras de tornar o delivery do seu restaurante mais sustentável

1. Compre de fornecedores locais

Quando se trata de sustentabilidade, abastecer sua cozinha com produtores locais é uma ótima maneira de reduzir a pegada de carbono do seu restaurante. Se você puder cultivar seus próprios produtos em um telhado, quintal ou horta local, experimente! Seus clientes ficarão impressionados. Se isso não for uma opção para o seu restaurante, tente entrar em contato com agricultores familiares e pequenas empresas. O principal é saber de onde vêm seus ingredientes e como eles são produzidos. Não esqueça de fazer ações que ajudam o divulgar essa ação.

2. Tenha um cardápio sazonal

Você já teve que jogar fora produtos estragados? Uma opção é planejar o seu cardápio e sincronizar seus pratos com ingredientes sazonais. Não é necessário criar um cardápio para cada estação, mas saber o que é cultivado durante o ano todo vs. produtos sazonais reduzem efetivamente o desperdício, além de reduzir o tempo de viagem dos produtos e ser algo divertido para os seus clientes. É importante que os seus clientes entendam como a sua cadeia de produção funciona, assim, eles ficarão mais dispostos a pagar por qualquer aumento que possa ocorrer devido à oferta de produtos. 

3. Ajuste o seu cardápio de acordo com base no desperdício de alimento e pratos com maior saída

Talvez seja o momento de revisitar o seu cardápio e analisar quais pratos podem ter melhorias. Por exemplo, você está jogando fora determinados ingredientes estragados regularmente? Considere reduzir suas ofertas e se concentrar no que está vendendo. Uma boa opção é pensar em diferentes usos para o que você usa com mais frequência, como: molhos especiais, caldos, smoothies etc.

4. Tenha um cardápio virtual

Se o seu restaurante ficou aberto para refeições no local durante a pandemia, é provável que você já tenha trocado seus cardápios físicos por um online ou QR code. Considere manter isso permanentemente e evite desperdício de papel e os custos de impressão — uma maneira simples, mas eficaz de reduzir a pegada de carbono da sua empresa. Caso o seu cardápio esteja em mais de um aplicativo de delivery ou plataforma de pedidos, o Gestor de cardápio pode te ajudar com as atualizações de pratos e ingredientes.

5. Experimente compostagem

Você sabia que 60 a 80% de todo o lixo do restaurante é desperdício de alimentos? Embora oferecer porções menores ajude a eliminar o desperdício, sempre haverá clientes que não terminam suas refeições. Em vez de jogar fora as sobras, considere a compostagem. A compostagem é fácil de aprender e não exige muito investimento, além de ser um passo positivo para a sua operação e o meio ambiente. Clique aqui para mais informações sobre compostagem.

6. Troque embalagens de plástico descartáveis por embalagens compostáveis

Como muitos restaurantes fizeram a transição para entrega apenas em meio à pandemia, o lixo plástico se tornou um grande problema. Tanto que os especialistas preveem que os resíduos de plástico podem aumentar em 40% na próxima década se as embalagens não evoluírem. Felizmente, no início de 2021, os restaurantes começaram a acabar com os plásticos descartáveis. A boa notícia para você é que a troca de plástico por materiais mais ecológicos requer apenas algumas pequenas mudanças. No delivery troque o plástico por embalagens compostáveis, ou que podem ser reutilizadas.

Quer conquistar novos clientes? Mostre a eles que você se importa com o futuro deles e com o planeta

Por que gigantes do fast food como Chipotle, McDonald's e Domino's estão apostando na sustentabilidade? Porque é um fator importante sobre onde seus clientes gastam seu dinheiro. Um estudo recente mostrou que quase 50% das pessoas estariam dispostas a pagar mais por um produto sustentável. Produtos alimentícios comercializados de forma sustentável, como bebidas e biscoitos carbonatados, cresceram mais de 100% de 2015 a 2019, em comparação com suas categorias gerais, que cresceram apenas cerca de 10%. Se esses números não o convenceram a apostar em práticas ecologicamente corretas em seu restaurante, considere que o setor alimentício e de hospitalidade, como um todo, está investindo em tecnologia inovadora para beneficiar seus clientes e o planeta. Para crescer você deve pensar no futuro.

Em 2021, as decisões de compra de seus clientes são motivadas por mais do que preço e qualidade. O propósito e valores da marca desempenham um grande papel onde as pessoas escolhem gastar seu dinheiro. À medida que a sociedade se torna mais ambientalmente consciente do que nunca, é fundamental que seu negócio se alinhe com essa mudança cultural, considerando o impacto que as suas ações têm no planeta, procurando soluções eficientes.

Quer mais dicas para o sucesso do seu delivery? Então acompanhe nosso blog e redes sociais para levar o seu delivery para o próximo nível com Otter!

Apr 22, 2022 | 5 min read

Latest Posts

Solicitar agora