Sistema para restaurante PDV: o que é e benefícios

Saiba o que é um sistema para restaurante PDV, o que ele oferece e benefícios para o seu estabelecimento.

Implementar um sistema para bares e restaurantes deve ser parte essencial do seu planejamento para iniciar a produção e venda de refeições. 

O motivo é bem simples: começar com tudo organizado e automatizado facilita a gestão de pedidos. E os sistemas PDV são vitais para o funcionamento de estabelecimentos.

Continue lendo para saber:

  • O que é um sistema para restaurante PDV
  • Tipos de software para food service
  • Por que investir em sistema para restaurante delivery
  • Dicas para gestão de pedidos eficiente
  • Benefícios de usar softwares especializados para food service

O que é um sistema para restaurante PDV?

Um sistema PDV também é conhecido como sistema de caixa e é uma tecnologia para automação de todos os processos de um ponto de venda. 

É um meio de automatizar, organizar e potencializar os processos do seu negócio, independente do tamanho e estilo de cardápio. 

Com ele é possível coordenar as vendas na frente de caixa, emitir notas fiscais, ter mais controle financeiro, integrar com máquinas de pagamento e sistemas de gestão.

Hoje em dia são oferecidas muitas opções de sistemas, para diversas necessidades, mas o  PDV (ponto de venda ou sistema de caixa) é um dos mais conhecidos.

Outros tipos de software para food service

Antes de decidir qual o melhor sistema para o seu restaurante, é importante conhecer a variedade de tecnologia disponível. Confira os principais:

1. Serviços de delivery

Este é um dos Sistemas para restaurante delivery mais importantes, pois são plataformas que reúnem centenas de estabelecimentos interessados em vender online e com delivery.

Entre os mais famosos no Brasil estão iFood, Rappi, 99Food, James, entre outros.

2. Logística Terceirizada

Aplicativos de logística 3rd party oferecem a terceirização de entrega, ou seja, neste modelo o restaurante contrata uma empresa para fazer a operação de entrega dos pedidos, sendo que em alguns casos podem inclusive terceirizar o empacotamento.

Alguns exemplos de empresas são Mottu, Lalamove, Uber Direct.

3. Direto ao consumidor (D2C)

Algumas empresas oferecem o serviço especializado para criação de uma plataforma própria para o restaurante, para venda direta pelo site do estabelecimento.

É um app próprio para recebimento de pedidos online. Entre as principais empresas do segmento estão Neemo, Treble, Delivery Direto, etc.

4. Geração de cardápio

Com o aumento da concorrência surgiu uma tecnologia para ajudar restaurantes a otimizar recursos e criar novas vitrines, cardápios, utilizando ingredientes já usados e que possam gerar novos pratos.

O objetivo deste tipo de sistema é gerar mais lucro e produtividade.

Por que investir em um sistema de caixa para restaurante?

Mesmo com a variedade de sistemas, um sistema de caixa  é mandatório para a saúde do restaurante, pois automatiza as contas e gera uma visão completa de indicadores específicos do mundo fiscal e contábil.

A tecnologia de um  software PDV permite fazer a gestão financeira, cuidar do fluxo de caixa, controlar o estoque, emitir NF e integrar a logística de entrega.

Dicas para gestão de pedidos eficiente

A organização dos pedidos facilita todo o processo de produção de um restaurante, seja para serviço de salão ou entrega de pedidos. 

Além de um sistema PDV, as cozinhas que tenham serviço de delivery podem contar com app de gestão de pedidos para unificar o recebimento de pedidos por meio de apps de várias plataformas digitais.

Por exemplo, a gestão de pedidos do ifood, rappi e uber eats são feitas de maneiras distintas, então ter um sistema para gerir os pedidos de forma padronizada é uma excelente forma de gerar produtividade, agilidade e qualidade de atendimento.

Benefícios de usar um software PDV

Encontrar um sistema de comanda para restaurante que tenha robustez para acompanhar o aumento de vendas é desafiador, então o investimento necessário em um aplicativo de qualidade é necessário e tem retorno.

Alguns benefícios:

  • Controle de ponta a ponta de toda a operação;
  • Redução de erros em pedidos, entregas e cobranças;
  • Relatórios personalizados;
  • Otimização de processos de faturamento;
  • Praticidade para comercialização. 

Mapear as necessidades do seu restaurante e investir em tecnologias é uma etapa necessária e que gera diferencial para seu estabelecimento.

Quer saber quais os melhores apps para seu delivery? Fale com um consultor do Hubster!

Acompanhe nosso blog para mais dicas de como aumentar suas vendas e evitar dores de cabeça em seu delivery acessando o Hubster

Enviar este formulario significa que ha aceptado nuestros Términos de servicio.
Download icon

Sign up for Otter's new Manual Orders feature today!

This is some placeholder text by Ollie
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Next article

Learn more about Otter's integrations

This is some placeholder text by Ollie.

Latest blog posts

Sometimes you just want a little extra. Extra support. Extra features. Extra everything.